Home / Conteúdos / Artigos / Um sonho para a juventude

Um sonho para a juventude

Leia artigo da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, sobre o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o Cuca Che Guevara, entregue à cidade de Fortaleza no último dia 10 de setembro pela prefeitura. Segundo Luizianne, o espaço oferece “tudo o que os jovens precisam para abraçar com entusiasmo a ideia do Cuca e se apropriar desse equipamento que já se configura como a maior política pública de Juventude da América Latina”.

Luizianne Lins *

É com imensa alegria e convicção de mais um dever cumprido que a gestão Fortaleza Bela entregou aos fortalezenses, no dia 10 de setembro, o primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará. O Cuca é a concretização de um sonho, também meu, mas especialmente dos jovens da periferia desta cidade, historicamente carentes de oportunidades e, portanto, ansiosos de alternativas concretas e acessíveis de desenvolvimento sociocultural e econômico.

Esse é o motor que impulsiona as políticas públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza: dar às pessoas possibilidades de vivenciar plenamente sua condição juvenil, através de ações que repercutam na sua evolução como seres humanos e, também, na sua inclusão no mercado de trabalho. É guiado por esses objetivos que o Cuca vai proporcionar atividades em diversas áreas essenciais à juventude, como esporte, cultura e informática, complementadas por equipamentos como cineteatro, anfiteatro, salas de aula, quadra poliesportiva, piscina semi-olímpica, pista de esportes radicais e muitos outros, além de ampla área verde e espaços de integração. Ou seja, tudo o que os jovens precisam para abraçar com entusiasmo a ideia do Cuca e se apropriar desse equipamento que já se configura como a maior política pública de Juventude da América Latina. Ressalto que o Cuca Che Guevara é apenas o primeiro e que os dois próximos serão construídos nas Regionais 5 e 6, respectivamente.

É importante lembrar que, além de ser um atrativo como fonte de conhecimentos para os jovens da Regional 1, o Cuca também deve contribuir para oxigenar a vida cultural e a rotina da juventude de uma das regiões mais importantes de Fortaleza e, ainda, cenário de muitas desigualdades sociais. Seu funcionamento está previsto para se estender até a meia-noite, sendo uma alternativa de ocupação da juventude local com atividades saudáveis, produtivas e cujos resultados poderão ser compartilhados com toda a comunidade. Contribui para isso o fato do Cuca ter sido erguido no local onde funcionava o antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará, construído na década de 50, mas que, desde os anos 80, estava desativado. Com o Cuca, o prédio, historicamente palco da aristocracia e querido pelos moradores da região, é revitalizado e democratizado em seu uso.

O Cuca é uma demanda do Orçamento Participativo. Significa que, indiscutivelmente, o povo de Fortaleza deseja a sua existência e, certamente, está feliz por vê-lo concretizado. Saber que um projeto tão grandioso como o Cuca expressa a vontade do povo nos faz acreditar que estamos no caminho certo em apostar numa política construída com a participação popular e que estamos, verdadeiramente, estabelecendo um novo padrão de desenvolvimento urbano na nossa cidade.

É por esses motivos que digo, com a alegria e espontaneidade dos jovens, nesse momento de celebração na cidade: Viva o Cuca! Viva a Juventude de Fortaleza!

* Luizianne Lins é prefeita de Fortaleza e integra o Diretório Nacional do PT.

Veja também

Luizianne Lins: Não Verás País Nenhum!

Luizianne Lins Peço emprestado o título da obra de Ignácio de Loyola Brandão porque é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook