Home / Conteúdos / Artigos / Um sonho para a juventude

Um sonho para a juventude

Leia artigo da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, sobre o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o Cuca Che Guevara, entregue à cidade de Fortaleza no último dia 10 de setembro pela prefeitura. Segundo Luizianne, o espaço oferece “tudo o que os jovens precisam para abraçar com entusiasmo a ideia do Cuca e se apropriar desse equipamento que já se configura como a maior política pública de Juventude da América Latina”.

Luizianne Lins *

É com imensa alegria e convicção de mais um dever cumprido que a gestão Fortaleza Bela entregou aos fortalezenses, no dia 10 de setembro, o primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará. O Cuca é a concretização de um sonho, também meu, mas especialmente dos jovens da periferia desta cidade, historicamente carentes de oportunidades e, portanto, ansiosos de alternativas concretas e acessíveis de desenvolvimento sociocultural e econômico.

Esse é o motor que impulsiona as políticas públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza: dar às pessoas possibilidades de vivenciar plenamente sua condição juvenil, através de ações que repercutam na sua evolução como seres humanos e, também, na sua inclusão no mercado de trabalho. É guiado por esses objetivos que o Cuca vai proporcionar atividades em diversas áreas essenciais à juventude, como esporte, cultura e informática, complementadas por equipamentos como cineteatro, anfiteatro, salas de aula, quadra poliesportiva, piscina semi-olímpica, pista de esportes radicais e muitos outros, além de ampla área verde e espaços de integração. Ou seja, tudo o que os jovens precisam para abraçar com entusiasmo a ideia do Cuca e se apropriar desse equipamento que já se configura como a maior política pública de Juventude da América Latina. Ressalto que o Cuca Che Guevara é apenas o primeiro e que os dois próximos serão construídos nas Regionais 5 e 6, respectivamente.

É importante lembrar que, além de ser um atrativo como fonte de conhecimentos para os jovens da Regional 1, o Cuca também deve contribuir para oxigenar a vida cultural e a rotina da juventude de uma das regiões mais importantes de Fortaleza e, ainda, cenário de muitas desigualdades sociais. Seu funcionamento está previsto para se estender até a meia-noite, sendo uma alternativa de ocupação da juventude local com atividades saudáveis, produtivas e cujos resultados poderão ser compartilhados com toda a comunidade. Contribui para isso o fato do Cuca ter sido erguido no local onde funcionava o antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará, construído na década de 50, mas que, desde os anos 80, estava desativado. Com o Cuca, o prédio, historicamente palco da aristocracia e querido pelos moradores da região, é revitalizado e democratizado em seu uso.

O Cuca é uma demanda do Orçamento Participativo. Significa que, indiscutivelmente, o povo de Fortaleza deseja a sua existência e, certamente, está feliz por vê-lo concretizado. Saber que um projeto tão grandioso como o Cuca expressa a vontade do povo nos faz acreditar que estamos no caminho certo em apostar numa política construída com a participação popular e que estamos, verdadeiramente, estabelecendo um novo padrão de desenvolvimento urbano na nossa cidade.

É por esses motivos que digo, com a alegria e espontaneidade dos jovens, nesse momento de celebração na cidade: Viva o Cuca! Viva a Juventude de Fortaleza!

* Luizianne Lins é prefeita de Fortaleza e integra o Diretório Nacional do PT.

Veja também

Carta ao povo brasileiro

Em texto enviado neste domingo (13) movimento reafirma convicção na inocência de Lula defende seu direito de concorrer às eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook