Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Onda de violência contra instalações do governo desata tensão no Egito

Onda de violência contra instalações do governo desata tensão no Egito

1064380Do Opera Mundi

Uma nova escalada da violência abala o Egito. Um dia após a morte de mais 50 pessoas em protestos, a maioria delas no Cairo, ao menos sete membros das forças de segurança foram mortos em dois ataques, um perto da cidade de Ismailiya, e o outro no Península do Sinai. Um terceiro ataque contra antenas de televisão pública na capital causou dois feridos. Até o momento, não se sabe a autoria dos ataques, que aconteceram na manhã desta segunda-feira (07/10).

No domingo, simpatizantes do ex-presidente Mohamed Mursi, deposto no dia 3 de julho, tentaram entrar na Praça Tahrir, no centro da capital, onde milhares de manifestantes que defendem o Exército se reuniam para marcar o 40º aniversário da guerra entre o Egito e Israel, em 1973. A investida foi brutalmente reprimida pelo exército, deixando dezenas de mortos. O ministério do Interior descreveu os confrontos como uma tentativa da Irmandade Muçulmana de “arruinar as celebrações e provocar atritos com as pessoas”.

Mas não foi apenas no Cairo que houve violência. Os protestos deste domingo terminaram em confronto em diversas cidades do país. Em Delga, a 300 quilômetros ao sul da capital, uma pessoas foi morta. O mesmo aconteeu em Bani Suef, a 80 quilômetros do Cairo.

Uma nova onda de protestos está preparada para esta semana. Uma aliança que inclui a Irmandade Muçulmana, movimento ao qual Mursi faz parte, pediu aos egípcios para organizar mais manifestações contra o golpe militar na terça-feira e tomar a emblemática Praça Tahrir – palco das manifestações da Primavera Árabe – na sexta-feira. O movimento Tamarrod, responsável pelas grandes manifestações que culminaram com a queda de Mursi do poder, também convocou seus seguidores a “ocuparem todas as praças do Egito” neste domingo para defender a revolução de 2011.

A Irmandade acusa os militares de liderarem um golpe e sabotarem a democracia egípcia com a remoção de Mursi, o primeiro presidente eleito livremente no país, preso após ser derrubado da Presidência. No dia 14 de agosto, autoridades egípcias atacaram dois acampamentos pró-Mursi no Cairo, deixando centenas de mortos, para depois declarar Estado de emergência e impor um toque de recolher.

Veja também

Com Lula, pobreza e extrema pobreza recuam em 25 estados e no DF

Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves revela que 8,6 milhões de brasileiros deixaram linha …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook